sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dicionário de expressões para bebês I

É incrível a capacidade das pessoas de inventarem expressões quando estão lidando com bebês. A técnica mais usada é a do diminutivo - “bebezinho lindinho”. Há também a técnica do Cebolinha, em que as pessoas trocam o “r”, pelo “l” - “hola da mamadelazinha”. Alguns preferem a metodologia do neologismo, ou seja, inventam novas palavras e expressões. Várias delas são conhecidas de todos, algumas são variações e, finalmente, há coisas que só aquele grupo ou mesmo pessoa entende.
Por causa da minha posição privilegiada de bebê, pude conduzir um experimento e catalogar as expressões que minha família usa comigo. Dessa experiência, resultou um pequeno dicionário que agora compartilho com vocês:
  1. Dedela – mamadeira.
  2. Peitinho do papai – chupeta.
  3. Cara de bolinha – um apelido que meu pai me atribuiu por causa da forma do meu rosto.
  4. Bicicletinha – exercício que meu pai faz em mim para movimentar minhas pernas e me ajudar a soltar pums.
  5. Cadê o peidinho? - expressão usada por ele para me apoiar nessa tarefa.
  6. Põe carninha, Jesus! – oração que meu pai faz todos os dias quando estou banhando para que Deus preencha o vácuo que há nas minhas nádegas. Está surtindo efeito.
  7. Ele se assustou – expressão usada quando eu solto um pum muito alto e me assusto. O que quase sempre ocorre.
  8. Vazou – é quando a fralda não dá conta de tudo que sai de mim e sai pelos cantos.
  9. Arroto da titia – é quando, após tomar mamadeira,  arroto como se fosse minha tia.
  10. Olho de jabuticaba – é como meu pai descreve meus olhos.
  11. Bebê gotoso – sou eu, claro.
  12. Cocoroto – se refere aos pontinhos que aparecem em meu rosto por causa da baba e pelos de gente mal-educada.
  13. Que eu você qué, me conta? - Normalmente, é a primeira frase que meu pai diz quando chega do serviço. Eu me agoto todo, mas não consigo contar nada para ele.
  14. Bom dia, príncipe! -  Geralmente, é a primeira frase que meu pai diz quando acordo pela manhã.
  15. Ganha da mamãe, vai! - É o grito de torcida que meu pai diz para que eu faça xixi antes de minha mãe terminar de colocar minha fralda.
  16. Não, encantado não, por que ele é mau. -  Vez por outra meu pai me chama de príncipe encantado, mas daí ele lembra do Shrek e diz isso aí.
  17. Pipiu - é meio idiota, mas é assim que um dos meus tios me chama.
  18. Tá na hora da múmia! - é a expressão que meu pai usa quando me tira do banho. Ele me embrulha todo na toalha.

Um comentário: