Depois do dicionário de expressões para bebês, quero compartilhar com vocês o dicionário de sons e expressões de bebês para adultos. Trata-se de uma coletânea de sons que emito e coisas que faço e que, muitas vezes, as pessoas não entendem. Às vezes, só quero paz e silêncio – e me sacolejam pelos colos. Espero que esse pequeno trabalho seja útil para papais, mamãe, tios e vovós que desejam entender o que significam os barulhos e expressões que nós bebês emitimos.
- Respiração ofegante, quase cachorrinho, com duração de alguns segundos, acompanhada de movimentos rápidos dos braços e das mãos e olhar fixo, às vezes até com sorriso – significa que estou gostando do que está sendo feito, então pode continuar.
- Respiração ofegante ininterrupta, acompanhada ou não de biquinho nos lábios – alguma coisa está me irritando, procure identificar o que é.
- Braços e pernas bem estendidos, balançando e expressão de susto, às vezes com choro estridente – me assustei com alguma coisa. Coloque-me no colo rapidamente!
- Choro estridente e agudo, feito de boca bem aberta, com rosto ficando vermelho – estou pedindo socorro, pois tem algo muito errado comigo.
- Pequenos resmungos com intervalos variados, acompanhados de franzir da testa – estou fazendo o número dois.
- Resmungos com intervalos variados e rosto virando para várias direções – estou me sentindo sozinho, venha falar comigo.
- Sucção forte e rápida da chupeta, acompanhada ou não de abertura da boca ao encostar em algo e expulsão da chupeta da boca – estou com fome. Quanto mais forte sugar a chupeta, maior é minha fome. Se não for logo atendido, começarei no sinal #4.
- Resmungos insistentes que tendem a diminuir quando, no colo, minha barriga é encostada na barriga de alguém, que podem vir acompanhados de mais intensidade no choro quando minhas pernas são estendidas – estou com cólica, preciso de ajuda para soltar uns pums (use o exercício da bicicleta).
- Minhas mãos batendo nos meus olhos e alguns resmungos – estou aprendendo a enfiar a mão na minha boca.
- Recolher rapidamente qualquer parte do corpo para junto de mim, como cabeça, mãos, braços etc, às vezes fechando ou semi-fechando os olhos imediatamente - você me tocou onde eu não queria ou do jeito que eu não gosto. Pare de me fustigar, me cheirar ou me beijar. Agora eu só quero paz.
Que graça! Parabéns pela iniciativa, será útil para muitos pais... às vezes deixamos passar desapercebidos esses sinais e deixamos a criança ainda mais desconfortável!
ResponderExcluir