domingo, 7 de fevereiro de 2010

Enjoos do papai

Hoje mamãe está muito enjoada. Até o momento, depois de tomar café três vezes, almoçar e lanchar, somente o almoço ficou no estômago (seria por que ela comeu o que “desejou”?). No exato momento, estamos no banheiro. Ela não gosta que meu pai fique por perto nestas horas, então estamos nós duas (dois) por aqui, enquanto meu pai fica olhando da porta e perguntando a toda hora se está tudo bem.

Agora vem a parte interessante dos enjoos. Por mais estranho que pareça, papai vem sentindo, em menor escala é claro, enjoos, mudanças de humor e sono. O cheiro de pão de queijo é um exemplo do que ele vem tolerando cada vez menos. É estranho pois quando mais minha mãe mais enjoada, mais ele se sente estranho depois de comer.

E antes que você comece a julgar meu papai, saiba que existe um termo científico para o que ele vem sentindo: síndrome de Couvade [leia mais...]. Alguns estudos supõem que ela atinja 10% de todos os pais. Eles sentem enjoos, desejos de comer alimentos específicos, sono aumentado, ganho de peso e até pseudociese (um inchaço da barriga sem causa aparente). Há relatos de pais que sentiram dores de parto e outros que desenvolveram barrigas equivalentes a sete meses de gestação!

Geralmente, os pais sentem-se assim quando a gravidez é difícil ou muito desejada. Particularmente, acredito que meu pai se encaixa na segunda opção, pois como mamãe tem dito por aqui: “você está mais informado sobre gravidez do que a grávida de casa.”

Um comentário:

  1. é quem acha que os homens são incapazes de conhecer as dores de um parto está enganado.
    Marcus Vinícius, DF.

    ResponderExcluir